Proveniente de uma pequena parcela (0,24 ha) no alto do Monte d’Oiro, junto à mata de carvalhos e com vista para a serra de Montejunto, esta é a primeira edição do nosso Cabernet Franc, escolha pessoal do produtor José Bento dos Santos.
Vinificação
Vindima manual., por parcela individualizada. Escolha de cachos e desengace parcial sem esmagamento. Fermentação em cuba de inox com reprodução da pisa a pé e controlo de temperatura (individual por cuba). Maceração prolongada.
Estágio
18 meses em barricas de carvalho francês
Notas de Prova
Um vinho muito preciso, brilhante, de grande finesse e elegância. No nariz notam-se os frutos do bosque como morangos silvestres, mas também os evidentes aromas vegetais tão característicos da casta (pimentos, ervas). Na boca é rico, mineral (calcário), belíssima acidez e salinidade que lhe conferem frescura, boa profundidade no palato. Um vinho aristocrático e incrivelmente gastronómico.
Notas Finais
Região: Lisboa
País: Portugal
Produtor: José Bento dos Santos
Castas: Cabernet Franc
Enologia: Graça Gonçalves, com o apoio técnico de Grégory Viennois
Solos: Argilo-calcários do período jurássico superior
Clima: Microclima mediterrânico com influência atlântica. Noites geralmente frias, máxima temperatura estival de 31ºC, pluviosidade média de 675 mm, vento soprando em permanência.
Viticultura: Modo de Produção Biológico (PT-BIO-08) com gestão parcelar
Produção: 800 garrafas
Avaliações
Ainda não existem avaliações.