Situada nas encostas do Parque Natural da Serra de São Mamede, perto de Portalegre, as vinhas de Fonte Souto — plantadas entre os 490 e os 550 metros de altitude — beneficiam de condições de maior frescura e humidade do que as zonas da quente planície alentejana. Os solos de transição entre o xisto e o granito, com predominância do xisto, asseguram um equilíbrio ideal entre bons níveis de retenção de água e boa drenagem. Os vinhos expressam a frescura e o equilíbrio que derivam das cotas elevadas, bem como a estrutura e complexidade que resultam de vinhas maduras de baixas produções.
Notas de Prova
Aromas conjugam notas de frutos pretos e de chão de floresta com toque balsâmico de caruma. Muita frescura com fragrância de brisa da serra a sugerir pinhal. No palato mostra-se concentrado e suculento com notas de ameixa preta e frutos silvestres.
Vinificação
As uvas são vindimadas para caixas pequenas e rececionadas na adega da propriedade. À triagem manual segue-se o desengace e um esmagamento suave depois do qual as uvas são transferidas para as vasilhas de fermentação com uma bomba peristáltica. As fermentações são seguidas individualmente e as temperaturas e os movimentos de maceração ajustados de modo a maximizar o potencial das uvas. Realiza-se um período de maceração pós-fermentativa para promover a extração de taninos das grainhas — complementares aos taninos das películas — de modo a favorecer a estrutura e acentuar o potencial de envelhecimento. 50% do lote estagiou 8 meses em barricas de carvalho francês de 400 l, de segundo e terceiro ano.
Notas finais
Região: Alentejo
País: Portugal
Produtor: Quinta da Fonte Souto
Enologia: Charles Symington, Pedro Correia e José Daniel Soares
Castas: Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Syrah, Touriga Nacional
pH: 3,67
Acidez: 5,4 g/L
Avaliações
Ainda não existem avaliações.