Notas de Prova
Cor retinta opaca, de aroma intenso a frutos pretos, cássis, amora silvestre, ameixa preta, alcaçuz, especiaria branca combinada com uma leve nota de tosta e fumo. De monumental estrutura, taninos em elevado grau de polimento, compactos, densos, de enorme tensão, ultra concentrado, magnifico equilíbrio entre a energia, a estrutura e o corpo, profundo, imóvel, tridimensional, complexo, termina muito longo, preciso e de grande persistência física.
Vinificação
Das melhores parcelas da Quinta da Carregosa, as uvas foram colhidas manualmente nos talhões que apresentaram uma maturação mais equilibrada. As uvas são submetidas a esmagamento e desengace total. Segue-se um período de 24 horas de Maceração pré-fermentativa a 30ºC para maximizar a atuação das enzimas da uva responsáveis pela extração de cor e aromas. São utilizadas leveduras selecionadas para indução da fermentação alcoólica que decorre entre os 22ºC e os 24ºC durante um mínimo de 10 dias. Fermentação maloláctica induzida com controlo de temperatura.
Estágio
Uma vez concluída a fermentação malolactica, o vinho foi trasfegado para cubas de inox de pequeno volume onde permaneceu mais de 1 ano. Após o engarrafamento o vinho estagiou em garrafa 3 anos antes de ser comercializado.
Notas Finais
Região: Douro
País: Portugal
Produtor: Quinta da Carregosa
Denominação: DOC Douro – Reserva Especial
Enólogos: Fernando Costa e Jorge Alves
Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional
Temperatura de Serviço: 16 a 20 ºC
Avaliações
Ainda não existem avaliações.