Vinificação
A vindima é feita a mão e as uvas são transportadas até a adega em pequenas caixas. Após o desengace, as uvas são esmagadas para tanques de aço inox, onde se dá a fermentação a temperatura controlada ao longo de 6 dias onde as grainhas estão sempre no fundo do deposito sem se misturar com vinho. A maceração ocorre de maneira delicada para potenciar toda a tipicidade desta casta autóctone, privilegiando a extração de fruta e taninos frescos.
A fermentação maloláctica ocorreu principalmente nas barricas de carvalho francês semi-novas onde também estagiou por 1 ano. Em seguida passou por novo estágio em depósitos de inox por mais um inverno, privilegiando apenas a estabilização natural antes do engarrafamento. Uma leve clarificação é feita com agente de origem vegetal. Antes do engarrafamento é feita uma ligeira filtração de modo a manter todo o seu potencial aromático e estrutura. Pequenos sedimentos podem aparecer durante o estágio na garrafa. Não contém produtos de origem animal.
Notas de Prova
Evidente carácter frutado e floral bem delicado e típico da casta. Predominam aromas florais tipo violeta e notas de fruta vermelha e negra bem madura, algumas notas doces, ao que ajudou o estágio em madeira semi-nova, que concentrou o vinho ficando assim mais volumoso e redondo. Vinho volumoso e com boa estrutura. Final persistente onde ressalta a complexidade de aromas, a mineralidade e frescura.
Notas Finais
Região: Dão
País: Portugal
Produtor: Kelman
Enólogo: António Narciso
Castas: Touriga-Nacional (100%)
Harmonização: Acompanha carnes de todos os tipos e queijos curados. Sugerimos o uso de decanter para obter seu potencial máximo.
Temperatura de serviço: 14-16°C
Avaliações
Ainda não existem avaliações.