Vinificação
As uvas vieram de uma única parcela com vinha mais velha (50 anos em média) cujas videiras foram plantadas à moda antiga do Dão. São dez diferentes castas portuguesas, típicas da região, todas misturadas, o que condicionou a vinificação em conjunto, conforme estavam na vinha. A vindima é feita a mão e as uvas são transportadas até a adega em pequenas caixas. Após seleção manual de cachos e desengace, as uvas são esmagadas por pisa em lagares de granito, onde também se dá a fermentação. A maceração ocorre de maneira delicada para potenciar toda a tipicidade destas castas autóctones, privilegiando a extração de fruta e taninos frescos.
Estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês de terceiro uso e restante tempo em inox. Antes de engarrafar é feita uma ligeira clarificação (com produtos de origem vegetal) e depois filtração de modo a manter todo o seu potencial aromático e estrutura. A estabilização e maior parte da clarificação é natural. Pequenos sedimentos podem aparecer durante o estágio na garrafa. Não contém produtos de origem animal.
Notas de Prova
Cor rubi intensa com aromas de frutas vermelhas e fruta madura, associado a notas florais e silvestres. Notas especiadas e balsâmicas. Agrade variedade de castas contribui também para grande variedade de aromas. Vinho encorpado, com volume e uma acidez natural, frescura e caráter mineral bem presentes. Final prolongado e intense, revelando grande complexidade de aromas na boca.
Notas Finais
Região: Dão
País: Portugal
Produtor: Kelman
Enólogo: António Narciso
Castas: Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Rufete, Touriga Fêmea (Touriga Brasileira), Trincadeira, Bastardo, Alvarelhão, Baga.
Harmonização: Acompanha carnes de todos os tipos e queijos curados. Sugerimos o uso de decanter para obter seu potencial máximo.
Temperatura de serviço: 16-18°C
Avaliações
Ainda não existem avaliações.