Pretexto Rosé é um monocasta de Jaen, de vinhas de Vila Nova de Tazém, sub-região Serra da Estrela.
2021 teve um inverno muito frio com neve em altitudes medias e terminou com bastante chuva. Os abrolhamentos iniciaram-se em abril e a primavera foi no geral amena, com alguns episódios de granizo no Dão, sem afetar produção/qualidade. O verão foi fresco tornando a maturação das uvas lenta e uma maior concentração de acidez à data de vindima. A vindima foi longa, com interrupções entre variedades de uva e marcada por algumas chuvas. É um ano com aumento de produção face ao ano de 2020 mas com maior frescura e acidez natural em que os vinhos terão um perfil no geral mais elegante.
As uvas de Pretexto rosé 2021 foram inteiras para a prensa, descarregadas manualmente. A prensagem suave permitiu uma fermentação directa sem decantação, em cubas de inox com estágio em borra total durante 7 meses.
Notas de Prova
Cor casca de cebola com aroma discreto de fruta de redução, típico da casta Jaen. Sensação fresca no aroma que acompanha a boca com boa acidez, equilíbrio e alguma complexidade, o que tornam este rosé algo gastronómico.
Notas Finais
Região: Dão
Produtor: Textura Wines
Enólogos: Luís Seabra e Mariana Salvador
Temperatura de serviço: 14ºC
Álcool: 12,5 % vol.
Acidez total: 6.69 g/L
pH: 3,04
Avaliações
Ainda não existem avaliações.