Com origem na Bairrada, entre o sopé da Serra do Buçaco e o mar, nasce o Giz, um vinho que expressa de forma única as características dos solos calcários de onde provém. Oriundo de vinhas velhas, a partir de castas autóctones plantadas em solos pobres e pedregosos, a matéria-prima aqui é escassa, mas extremamente preciosa. Produzido em total compromisso com a natureza, a intervenção no processo natural é mínima, tanto na vinha como na adega. No final obtemos um vinho sem máscaras, autêntico, estruturado, elegante e complexo, pleno de individualidade e carácter.
Notas de Prova
Aromas cítricos e florais, lembrando flor de laranjeira, casca de laranja e marmelo. Sugestões de especiaria e cera de abelha adicionam complexidade aromática. Na boca mostra ser um vinho elegante, repleto de mineralidade e frescura, refletindo bem os solos calcários de onde provém. É simultaneamente um vinho profundo, estruturado e complexo, fruto da perfeita maturação da uva aquando a vindima e do longo estágio em barrica.
Vinificação
Uva desengaçada e fermentada em lagar com curtimenta completa. FML e estágio em barricas usadas, seguida de batonnage pontual até à data de engarrafamento. Estabilização tartárica e proteica conseguida de forma natural durante estágio prolongado de 10 meses em barrica.
Notas finais
Produtor e enólogo: Luís Gomes
Idade das Vinhas: Centenárias
Castas: Maria Gomes
pH: 3,25
Acidez: 6 g/L
Harmonização: Pratos ricos de carne branca ou bacalhau no forno. Excelente para acompanhar os mais variados tipos de queijo.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.