Vinificação
As uvas são colhidas manualmente e desengaçadas antes de serem dirigidas para a prensa onde o mosto é separado das películas de forma gradual e delicada. Após um a dois dias de repouso, o mosto resultante é decantado e seguidamente inoculado com leveduras selecionadas. A fermentação é feita em condições de temperatura controlada (18º – 22ºC) preservando desta forma os aromas varietais. Após esta fase o vinho passa por um período de cerca de 14 meses de estabilização tartárica e decantação natural sem que ocorra fermentação maloláctica para que preserve os aromas primários e a sua acidez característica. Após este período o vinho, bioquimicamente estável e limpo, encontra-se pronto para o engarrafamento.
Estágio
14 meses em cuba inox com temperatura controlada. 10% do vinho cumpriu o estágio em contacto com madeira de carvalho francês.
Notas de Prova
Branco de tons palha brilhante e dotado de uma mineralidade bem presente. Um vinho que apresenta um complexo bouquet aromático onde encontramos facilmente notas florais e de toranja, resultados de uma maturação atempada e da preservação dos aromas típicos destas duas castas. A acidez continua a marcar de forma equilibrada o perfil deste grande branco. Apesar da sua juventude o sentimento final é de que estamos já perante um vinho muito completo e evoluído.
Notas Finais
Região: Bairrada
País: Portugal
Produtor: Real Cave do Cedro
Enólogo: Ricardo Aleixo
Castas: Bical e Maria Gomes
Acidez Total: 4,93 g/L
Harmonização: De preferência a uma temperatura entre 8 – 10ºC. Este vinho pode ser acompanhado de vários grelhados com pouca gordura, como as carnes brancas ou o salmão. Destaca-se também no acompanhamento de sushi.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.