Alvarinho proveniente de Monção fermentado em barrica usada e estagiado nas mesmas barricas durante 8 meses ao qual se seguiu 6 meses de estágio em garrafa.
Neste vinho está a minha interpretação da casta Alvarinho em Monção e Melgaço. Seco, acidez vincada, contido aromaticamente, mais focado na mineralidade. Leve, assertivo e direto. Um vinho que é para se beber!
Notas de Prova
Nariz citrino e complexo. Notas de damasco, tília e notas citrinas (limão, laranja, tangerina) bem como um aroma a pedra molhada envolvente. Na boca o mesmo citrino, mas agora mais marcado pela toranja, notas de ananás e novamente a pedra molhada a surgir. A barrica surge a transmitir complexidade. Acidez vibrante. Estruturado, longo e complexo.
Vinificação
Uvas colhidas manualmente em pequenas caixas, com uma grande seleção logo na vinha só sendo vindimados os cachos em perfeitas condições de maturação e estado sanitário. Desengace total. Fermentação em barrica de carvalho francesa usada. Estágio de 8 meses na barrica. Estágio de 6 meses na garrafa.
Estágio
8 meses em barrica usada de carvalho francês
Notas Finais
Região: Vinhos Verdes
Sub-Região: Monção e Melgaço
País: Portugal
Produtor: Constantino Ramos
Enologia: Constantino Ramos
Vinhas: Riba de Mouro e Tangil no alto do concelho de Monção
Idade das Cepas: Mais de 70 anos
Castas: 100% Alvarinho
pH: 3,21
Acidez Total: 6,5 g/l
Sugestões de Acompanhamento: Muito versátil devido à sua acidez vibrante, pode acompanhar comidas elegantes e suaves como sushi bem como pratos mais complexos e gordos como cabrito assado no forno, bacalhau à minhota ou sável frito. Deve ser bebido entre 10-12ºC.
Produção: 1700 garrafas
Avaliações
Ainda não existem avaliações.