Muros Antigos Alvarinho é produzido na sub-região de Monção e Melgaço a partir da ilustre casta Alvarinho. Esta sub-região encontra-se rodeada por um conjunto de serras da fronteira espanhola, tornando-se assim num clima temperado com uma conjugação única entre a pluviosidade, a temperatura e luminosidade necessárias à perfeita maturação das uvas. Este vinho tem origem em vinhas de encosta soalheiras, com solos graníticos e pobres em matéria orgânica e em teor de argila. A sua vindima é das primeiras a ocorrer de forma a obter a sua frescura aromática única.
Notas de Prova
Vinho bastante aromático, apresentando assim aromas a frutas de caroço como alperce e ameixa amarela. Na boca apresenta frescura, bem como uma fina acidez em conjunto com a mineralidade também levemente marcada. Persistente, afirma um final de boca longo e complexo que demonstra a estrutura do Alvarinho num vinho de excelência. Deve ser servido entre 11-13°C.
Vinificação
Uvas colhidas manualmente em caixas pequenas e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. Prensagem da uva inteira desengaçada. Clarificação pelo frio a 12 ºC. Fermentação com velocidade e temperatura controlada. Estágio mínimo de 3 meses sobre borras finas com bâtonnage regular.
Notas Finais
Produtor: Anselmo Mendes
Região: Monção e Melgaço
Denominação: DOC Vinho Verde
Castas: 100% Alvarinho
pH: 3,33
Acidez: 7,6 g/L
Avaliações
Ainda não existem avaliações.