A gama Monólogo é composta por vinhos monovarietais produzidos a partir das nossas vinhas, todas elas em modo de produção biológico, e que se localizam entre os 190 e 540m de altitude. O objetivo dos Monólogo é transmitir, a cada ano, a expressão individual de cada uma destas castas e parcelas. Assim, a intervenção na adega limita-se ao acompanhamento dum processo saudável de fermentação natural.
Produzido na Quinta de Santa Teresa, com uvas da parcela P24, este Monólogo é um vinho com boa estrutura, aromas delicados e acidez bem integrada.
Notas de Prova
Nariz delicado com notas de fruta verde e folha de limoeiro. Na boca apresenta volume e caráter sedoso, num conjunto vivo e equilibrado onde se destacam além da fruta notas de pedra molhada e tomilho.
Vinificação
Receção das uvas na adega em caixas de 24kgs. Seleção manual seguida de desengace, maceração pelicular e prensagem pneumática suave. O mosto fermenta em cubas de inox a baixa temperatura. Estabilização e filtragem ligeira. Não é utilizado nenhum derivado animal no processo, sendo este vinho adequado para consumidores vegan. Um cuidado especial foi tido na vinificação, minimizando qualquer intervenção, com o propósito de produzir um vin- ho que exprima bem as particularidades das uvas e do terroir.
Características climáticas da colheita de 2022:
O inverno foi atipicamente seco e quente, tendo novembro registado temperaturas de 20ºC. A falta de chuva facilitou o desen- volvimento vegetativo bem como as tare- fas de poda e limpeza. A fraca precipitação manteve-se até à Primavera. Em março houve uma recuperação dos níveis de pre- cipitação, assim como na segunda semana de abril, que apesar de chuvas intensas não evitou a situação de seca moderada. Um número suficiente de horas de frio pro- moveu bom abrolhamento das videiras. Em maio, a alternância de períodos de chuva, frio e sol descoberto obrigaram a interven- ções preventivas relativamente ao míldio. O Verão foi bastante quente, com períodos de calor intenso que se prolongaram de Junho a agosto. A utilização cirúrgica de rega pre- veniu o stress hídrico das vinhas. Um mês mais fresco de setembro, com alguma precipitação, veio aliviar o stress hídrico das videiras, grande parte das quais já vindimadas por esta altura. A vindima do Arinto iniciou-se a 6 de setembro.
Notas Finais
Produtor: A&D Wines
Região: Minho
Apto para Vegetarianos e Veganos: Sim
Solo: Granítico
Castas: 100% Arinto
Temperatura Ideal: 10 – 12 ºC
pH: 3,13
Acidez: 6,6 g/L
Avaliações
Ainda não existem avaliações.