Casta Autóctone Portuguesa presente por todo o território nacional, principalmente nas regiões do Dão e do Douro, ambas reclamam a sua origem. O Dão é o candidato mais forte e a Touriga Nacional era a casta mais plantada na região antes da filoxera.
A Touriga Nacional é uma casta versátil que é frequentemente elogiada pela qualidade excepcional dos vinhos que produz. Ela é usada para criar todos os tipos de vinhos. Brilha especialmente nos mundialmente aclamados Vinhos do Porto, onde adiciona profundidade e carácter.
Os vinhos feitos a partir da Touriga Nacional são conhecidos pela coloração intensa e profunda. Os aromas são complexos e compõem uma marca tradicional desta casta. As notas de frutas pretas, como amora e ameixa, combinam com o característico toque floral de violeta, conferindo uma elegância única. No paladar, a Touriga Nacional revela-se com taninos sólidos, uma acidez equilibrada e uma rica profusão de sabores.
Faz parte do grupo das castas que melhora com a idade. Os vinhos feitos a partir da Touriga Nacional exibem uma notável capacidade de envelhecimento. À medida que repousam em garrafa, os taninos amaciam e a complexidade aromática e de sabor se desenvolve ainda mais, transformando-os em verdadeiras obras-primas enológicas.
A Touriga Nacional ganhou fama internacional e cruzou fronteiras, hoje está presente em países como: Espanha, França, África do Sul, Austrália, Califórnia (EUA) e Brasil. Em 2020 passou a fazer parte da lista das castas autorizadas para plantio em Bordeaux.