Vinhos veganos são produzidos sem o uso de ingredientes de origem animal em qualquer fase do processo. Isso inclui não apenas a vinificação propriamente dita, mas também os produtos usados para o tratamento e clarificação do vinho. De uma forma geral, o processo de produção de vinhos considerados como veganos não é muito diferente da produção, não vegana, ou conhecida como convencional. No entanto, existem algumas diferenças cruciais entre as duas, nomeadamente, o facto de que produtos enológicos de origem animal não poderem ser utilizados na produção vegana.

  • Clarificação: No processo tradicional de produção de vinhos, agentes clarificantes como a gelatina, a albumina (proteína do ovo), a caseína (proteína do leite) e a cola de peixe eram frequentemente utilizados para remover partículas indesejadas do vinho antes do engarrafamento. No entanto, esses produtos são de origem animal. Os vinhos veganos utilizam métodos alternativos de clarificação, como o uso de bentonita (uma argila) ou carvão ativado vegetal.
  • Ingredientes e processos veganos: Além da clarificação, outros ingredientes de origem animal que poderiam ser encontrados em alguns vinhos tradicionais incluem enzimas e leveduras. Nos vinhos veganos, esses ingredientes são substituídos por versões vegetais ou sintéticas.

Alguns vinhos estão sinalizados como aptos a veganos, mas ainda não obtiveram a certificação de vegano. A seguir o link para os vinhos da nossa loja que possuem a certificação de vegano.

Vinhos Veganos Certificados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *