Origem
A área de produção dos azeites CARM situa-se no coração do Douro Superior – o Douro Superior – considerado o berço das melhores vinhas de vinho do Porto “letra A”. Aqui ainda podemos encontrar vestígios da cultura romana que datam do século II a.C., bem como vestígios deixados pelos árabes que datam entre os séculos VII e XI.
Os olivais do CARM situam-se no coração desta zona que rodeia a aldeia de Almendra. Esta é uma das zonas em Portugal com as melhores características naturais para a produção de azeite com elevados padrões de qualidade decorrentes da especificidade dos solos xistosos muito pobres, da exposição dos olivais a um clima seco com temperaturas extremas temperaturas entre o verão e o inverno. Os olivais situam-se entre 150 e 450 metros acima do nível do mar. Para a produção do azeite “Clássico” CARM selecionámos o melhor das variedades de azeitona Cobrançosa, Madural, Negrinha e Verdeal.
Produção
O azeite “Clássico” CARM provém de olivais próprios da CARM, que não estão incluídos no DOP Trás-os-Montes e Alto Douro – Denominação de Origem Protegida (Denominação de Origem Protegida) mas estão inseridos no coração do Douro demarcado região para vinhos de mesa e do Porto.
Todas as explorações que cultivam azeitona para produção de CARM “Clássico” estão situadas no DOP de Trás-os-Montes e azeites Alto Douro. Aqui a AOTAD supervisiona e controla todos os certificadores de azeites, de acordo com a CEE regras, através de testes realizados por um grupo de avaliadores certificados
Colheita e Extração
A colheita da azeitona é feita através de vibração mecânica. A colheita ocorre entre o início e meados de novembro e nunca depois do Ano Novo. A extração é realizada em processo contínuo a frio utilizando um decantador ecológico bifásico.
Notas de Prova
Frutado maduro mas fresco, quer no nariz, quer na boca. Forte aroma de azeitona fresca, maçã e tomate com um final de boca com ligeiras nuances de frutos secos e pimenta.
Notas finais
Produtor: CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira
Denominação: Virgem Extra
Variedades: Cobrançosa, Madural, Negrinha e Verdeal
Acidez máxima: 0,4%
Avaliações
Ainda não existem avaliações.