Solos
As vinhas que se determinem à produção de vinhos dos quais se resulte a aguardente vínica de qualidade com direito à denominação Lourinhã são instaladas sobre os solos mediterrâneos pardos dearenitos finos, argilas e solos calcários vermelhos em marg, solos litólicos de arenitos, aluviossolos moderno e podzóis.
Práticas Culturais
As vinhas são estremes conduzidas em forma baixa, em taças ou cordão. As práticas culturais utilizadas são as tradicionais na região e as recomendadas pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa tendo em vista a obtenção de produtos de qualidade.
Vinificação
O período de vindima ocorre nos primeiros dias de Setembro, pode sofrer alterações mediante as condições de maturação das uvas. Das uvas origina um vinho de baixo teor alcoólico (10% vol.)
Destilação
A destilação deste vinho é em sistema contínuo em coluna de cobre atingindo um grau alcoólico entre 74º e 77º
Envelhecimento
O envelhecimento efetua-se na Região Demarcada, em barris de carvalho francês (limousin) e português, castanheiro com capacidade até 800 litros. As Aguardentes DOC Lourinhã produzidas pela Adega Cooperativa da Lourinhã são classificadas como X0 (Extra Old) significa que tem a idade mínima de envelhecimento superior a 5 anos
Castas Aprovadas
Brancas: Alicante-Branco, Malvasia-Rei Fernão-Pires, Seara-Nova, Tália e Vital
Tintas: Castelão e Tinta-Miúda
Notas Finais
Região: Lisboa
Sub-região: DOC Lourinhã
Produtor: Adega Cooperativa da Lourinhã
XO (extra old): Idade de envelhecimento de 8 a 23 anos.
Série: 30ª
Avaliações
Ainda não existem avaliações.