Ambos são espumantes e possuem DOC, ou seja, denominação de origem controlada, portanto obedecem às regras de origem, métodos e castas utilizadas.

São produzidos a partir de um vinho base e fazem uma 2ª fermentação com adição de leveduras e açúcar, o chamado licor de tiragem. A forma como essa 2ª fermentação é feita é um fator de diferenciação entre estes 2 tipos de espumantes. O vinho base é feito a partir de uvas vindimadas mais cedo para garantir um bom nível de acidez.

Champagne é o espumante produzido apenas na região de Champagne, França e com as castas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonny. É produzido a partir do Método Champenoise ou Método Clássico, no qual a segunda fermentação é feita em garrafa.

Prosecco é um espumante produzido apenas na região do Vêneto, Itália e com a Glera. É produzido a partir do Método Charmat, no qual a segunda fermentação é feita em tanques pressurizados.

E a Cava?

A Cava é um espumante produzido na Espanha, principalmente na região de Penedès, pelo Método Clássico como o Champagne. Utiliza as castas Macabeo, Xarel-lo e Parellada.

E os espumantes em Portugal?

Grande parte dos espumantes produzidos em Portugal utilizam o Método Clássico, portanto fazem a segunda fermentação em garrafa.